• COLORMAR

Faça Você Mesmo | Que tal reformar os móveis?



Muitas pessoas estão em casa por conta do distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde e essa época é ideal para dar mais atenção para o seu lar. Muitas vezes temos vontade de dar um ar novo, porém, pensamos que isso sempre significa fazer altos investimentos e novas compras. Com isso, acabamos deixando a ideia de lado, sem considerar que existem vários móveis que podem ser renovados em casa. Com paciência e dedicação, é possível mudar ambientes fazendo pequenos ajustes em móveis e itens já existentes.

Os móveis de madeira, particularmente, são móveis muito duráveis, mas que podem se desgastar com o tempo. E com certeza, a sua alta duração e a possibilidade de reforma faz valer o investimento. Móveis de madeira, especialmente os antigos, costumam ter um design capaz de ultrapassar gerações e dar uma identidade única ao ambiente. Além disso, muitos deles foram produzidos com madeiras que já nem existem mais, de excelente durabilidade, capazes de aguentar muitos anos de vida e inúmeras transformações.

Então, que tal colocar a mão na massa?


Materiais que você vai precisar:



Confira uma lista básica para começar a sua reforma:


  • Lixas de diferentes gramaturas;

  • Cola para madeira;

  • Massa para acabamento em madeira;

  • Rolinhos e pincéis;

  • Tinta para madeira na cor desejada à base de água ou solvente;

  • Pano úmido para limpar o móvel;

  • Fundo preparador para metais e madeiras;

  • Verniz protetor para madeira;

  • Jornal velho para proteger o chão.


Dicas antes de começar a reforma:



Após preparar o ambiente e os materiais necessários, é hora de começar a reforma. Confira um passo a passo que pode funcionar como guia para seu trabalho, ajudando na organização e na realização de cada uma das etapas do processo.

  1. Remova os acessórios: Remova puxadores, alças, dobradiças e outras partes removíveis. Isso faz com que a tinta não respingue nos acessórios e que a peça possa ser completamente coberta pela tinta.

  2. Limpe o móvel: use panos úmidos e flanelas para limpar sujeiras acumulados com o tempo, deixando a peça totalmente pronta para a pintura.

  3. Repare partes danificadas: use massa corrida para madeira para corrigir partes danificadas, como buracos, superfícies lascadas e amassados.

  4. Lixe o móvel: lixe o móvel de maneira uniforme para remover sujeiras, tintas, resíduos, verniz e outros revestimentos antigos. Esse passo fará a nova tinta aderir mais facilmente.

  5. Remova resíduos: depois de lixar, remova os resíduos, pó e sujeira que tenham sobrado no móvel com uma flanela ou pano.

  6. Pinte o móvel: você precisa escolher o tipo e a cor da tinta que deseja usar. Com isso definido, comece a pintar. Use os rolinhos de espuma e os pincéis, fazendo movimentos na mesma direção, em sentido único. Espere secar e aplique outra camada de tinta, dando mais atenção atenção aos detalhes.

  7. Recoloque os acessórios: após a segunda camada de tinta ter secado, coloque os acessórios de volta em seus lugares utilizando uma chave de fenda.


Depois de finalizar essas sete etapas, sua reforma estará pronta. Ao longo do processo observe as necessidades do seu móvel, perceba se serão necessárias mais camadas de tinta ou outros produtos para fixar e dar acabamento, por exemplo.


Conte com a ajuda dos nossos especialistas!


Abraço!

EQUIPE COLORMAR

0 visualização

© 2020 por Tiago Bonin

NOS SIGA!