- COLORMAR
Escolha as cores com o Círculo Cromático!
Você já ouviu falar do círculo cromático? Ele é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com cores e para quem quer decorar com profissionalismo, seja para definir as novas tonalidades das paredes ou dos elementos decorativos. Ele garante a indicação das melhores combinações, garantindo assertividade na escolha da paleta de cores.
O que é o Círculo Cromático?

O círculo é composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. É uma ferramenta para quem quer criar combinações e composições harmônicas. Para isso, você precisa conhecer e utilizar as técnicas certas, que ajudam você a encontrar as cores complementares, análogas, tríade, meio-complementares, tom sobre tom, entre outros.
Como usar o Círculo Cromático
O círculo facilita e deixa as composições cromáticas mais clara, servindo como referência para estudo de cores-pigmentos – que são aquelas cores que conseguimos extrair da própria natureza.
Se tratando de técnicas conhecidas para criar essa comparação e combinação de cores, temos:
Cores Complementares
Cores Análogas
Cores Tríades (Triangulação)
Cores Meio-Complementares
Retângulo
Quadrado
Tom sobre Tom (cores da mesma família)

1. Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que estão localizadas ao lado oposto da cor selecionada e, naturalmente, tendem a ser a opção de maior contraste.
Mas como duas cores opostas e que brigam pela atenção podem entrar na mesma cena? Simples. Quando juntas, as cores complementares tendem a se neutralizar, pois sua mistura tende a ficar cinza. Assim, mesmo quando não misturadas e dispostas separadamente, o nosso cérebro acaba realizando essa mistura e o efeito visual é sempre muito agradável, sofisticado e dinâmico.

2. Cores Análogas

Dentro do círculo cromático, as duas cores vizinhas a cor selecionada são chamadas cores análogas. No caso do vermelho, por exemplo, temos as cores rosa e laranja como análogas. É possível encaixar as três em uma mesma composição e obter resultados excelentes graças ao equilíbrio que oferecem; ou, então, escolher apenas uma delas para seguir com o projeto.

3. Cores Tríades

A tríade é composta por três cores, que são escolhidas através de um triângulo perfeito, com distâncias iguais em todas suas faces. Ao contrário das complementares, a tríade tem como objetivo uma decoração mais sutil e não tão contrastante quanto. Ainda sim chama muito atenção e deve ser utilizada para destacar diferentes pontos de interesse.

4. Cores Meio-Complementares

Essa é uma variação das cores complementares. Aqui, ao invés de pegarmos a cor em linha oposta, pegamos suas vizinhas, criando o que chamamos de cores meio-complementares. Ao invés de ter tons de alto contraste, se optam por opções vizinhas, que são mais harmônicos e delicados.

5. Retângulo

Ao formarmos um retângulo dentro do círculo cromático, é possível obter 4 cores que remetem vibração e contraste ao espaço. Para quem quer uma paleta de cores mais vívida e descontraída, com certeza é uma boa aposta.

6. Quadrado

Quadrado é o nome dado a técnica em que se utiliza a harmonia em 90º para definir as cores da composição. Tratam-se de cores complementares, vibrantes e de excelente contraste. É uma combinação bem difícil de fazer, mas que quando realizada com sucesso, cria ambientes únicos e charmosos, dignos de capa de revista.

7. Tom sobre Tom

Para quem quer apostar na decoração com paleta de cor monocromática, a dica é apostar nas tonalidades e texturas para criar realces e dar profundidade a decoração. Afinal, um dos seus grandes desafios é conseguir colocar todos os itens da mesma cor e, ainda sim, criar um espaço convidativo e aconchegante.

Existem muitas ideias para acrescentar cores e criar uma harmonia entre elas quando se utiliza o círculo cromático. Agora, definir qual é a melhor paleta de cores para seu espaço vai depender do que você precisa, pois existe uma psicologia por trás das cores que pode implicar na sua utilização.
Então o melhor que você tem a fazer é contar com a ajuda de um profissional ou, caso isso não seja possível, iniciar os testes com as reformas através de elementos decoraticos básicos, como a tapeçaria, por exemplo. Teste, analise e planeje cada canto com carinho!
Um Abraço
Equipe de Especialistas COLORMAR
Fonte(s): WeVans, Minha Casa Minha Cara, Carina Pedro, Meu Estilo Decor, Lar Doce Lar, Líder Interiores, Homeketa.