• COLORMAR

25 ANOS de COLORMAR! Conheça nossa história

A Colormar Tintas – Vaira Com. Tintas Ltda., este ano faz vinte e cinco anos de mercado. Foi fundada no dia 1° de outubro de 1995 pelos sócios Michele Vaira e Alice Maria Kriegler Vaira, com o objetivo de exploração no ramo de comércio de tintas no atacado/varejo da Grande Florianópolis.

Da direita para a esquerda, Michele Vaira e Alice Maria Kriegler Vaira com o Arquiteto Abreu Jr.


A primeira unidade, matriz, está situada na Avenida das Torres, em São José, e atua desde sua fundação. Nesta unidade são distribuidores da Renner Sayerlack, onde atendem a indústria moveleira, a construção civil e consumidor final. A Sayerlack é uma marca focada na indústria da madeira, trabalham com vernizes.

Foto antiga da primeira unidade, matriz, situada na Avenida das Torres, em São José.


Com o passar dos anos, expandiram o negócio com a abertura de filiais. Em 08/12/2005 abriram a primeira filial - Mauro Ramos, com a vinda de novos fornecedores como Tintas Renner, pincéis Atlas e lixas Norton. Em 14/06/2011, abriram a unidade de Jurerê Nacional e em 07/07/2011, as unidades no Rio Tavares e em Balneário Camboriú. Sempre focados no varejo de tintas. Foram motivados a fazer um trabalho diferenciado no mercado de tintas, a atuação da empresa se deu em grandes construtoras, empreendimentos, condomínios, profissionais da arquitetura e profissionais de pinturas. Buscam sempre oferecer treinamento para a mão de obra, para que seus clientes estejam atualizados com os lançamentos de produtos.

Foto antiga da primeira filial - Mauro Ramos


Em julho de 2012, as Tintas Suvinil passaram a fazer parte do portfólio de produtos deles, trazendo o peso da marca para fortalecer o varejo. Com a vinda deste grande grupo, o negócio passou a abranger uma parcela importante de clientes, uma vez que a marca tem um grande trabalho de marketing e colaborou muito para o crescimento da empresa. Nos anos seguintes, a empresa obteve bons momentos no setor, com a economia aquecida, foram anos de muitas contratações, novas demandas e investimentos.


A partir de 2016, sofreram com a queda da economia, por este motivo, tomaram a difícil decisão de fechar as unidade de Jurerê e Balneário Camboriú. Com esta ação, enxugaram os custos, investiram em tecnologias para o sistema operacional, contrataram vendedores externos, que os levaram a voltar a crescer e se reposicionar no mercado das tintas.


Investindo em conhecimento e formando especialistas há 25 anos!


Os anos de 2017, 2018 e 2019 continuaram sendo períodos de dificuldades econômicas, a concorrência cresceu muito e a competitividade de preço também. Todavia, por apresentarem um trabalho bastante focado em serem especialistas em tintas, com investimentos em mídias sociais, treinamentos para os colaboradores e lançamentos de novos produtos, mostram que de certa forma, estão acertando na estratégia planejada.


Em julho de 2019, firmaram mais uma parceria, desta vez com as Tintas Coral, que juntos deram todo o suporte para o evento da CasaCor Florianópolis e seus repectivos arquitetos, que aconteceu na Casa Histórica do Governador Hercílio Luz, no centro da cidade e que trouxe um novo empreendimento de lazer e negócios para todos.


Após essa primeira parceria com as Tintas Coral, em 2020 a marca procurou a Colormar novamente, porém, com objetivo de atingir a construção civil no estado de Santa Catarina. Fizeram uma proposta de realizar um canal de vendas direto de fábrica para construtoras e incorporadoras, tornando-se representantes da linha direta para todo o estado, assim fortalecendo cada vez mais a parceria com marca. Por conta disso e de outros fatores, o ano de 2020 para a Colormar por mais que esteja sendo atípico e desafiador em meio a uma pandemia, está sendo uma ano de muitas reestruturações e renovações. De maneira geral até positivo em números, perceberam que as pessoas estão valorizando outras coisas, querem um lar aconchegante, sociável, com cor e vida, fazendo com que procurem cada vez mais a Colormar. Foi um movimento maior do que esperavam.


Os sócios comentaram que se surpreenderam bastante positivamente com o mercado deles no geral, tanto com consumidores finais quanto com construtoras, todos em movimento, querendo reformar e renovar suas casas. A demanda está tanta que os fabricantes estão até avisando os lojistas que existe a possibilidade de falta de matéria prima.

Por último, também neste ano a Coral procurou a Colormar novamente para realizar a CasaCor, um evento muito importante para o nicho. O evento se chamará "Vitrine de Cores" e por conta da situação atual será adaptado a realidade. Os ambientes serão como vitrines de lojas, onde as pessoas apenas irão passar na frente e analisar as tendências.

Como empresários, entendem que estão no caminho certo e neste momento estudam diariamente os fatos e estão sempre se questionando. Para 2021, idealizam um plano de expansão com abertura de mais duas unidades. A empresa vem trabalhando muito para realização deste projeto!


A diretoria e a equipe de especialistas agradem a todos que fazem parte da história da Colormar!

259 visualizações

© 2020 por Tiago Bonin

NOS SIGA!